Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Industria
manufatura inteligente - allcance tecnologia

Manufatura inteligente: entenda o conceito e sua relação com a Indústria 4.0

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Na indústria, a manufatura inteligente é a principal resposta a esses desafios.  O mercado está cada vez mais dinâmico, exigente e marcado por constantes transformações. Na medida em que a tecnologia avança, a demanda por qualidade, precisão e assertividade também cresce. 

Diretamente relacionada à Indústria 4.0, ela representa uma verdadeira revolução no setor construtivo. Isso porque, seu foco é combinar tecnologia de ponta e inteligência de dados em prol da otimização de processos, custos e recursos no chão de fábrica.

Mas afinal, o que esse conceito significa exatamente? Quais tecnologias o viabilizam? O que é Indústria 4.0 e qual sua ligação com a manufatura inteligente? A seguir, vamos abordar os detalhes que você precisa saber para entender o assunto. Confira. 

BAIXE A PLANILHA OEE

O que é manufatura inteligente?

A manufatura inteligente representa uma verdadeira revolução no segmento fabril. Isso porque ela combina softwares inteligentes, máquinas interconectadas e um grande volume de dados para aprimorar os resultados econômicos e operacionais da indústria.

Sua finalidade é utilizar o que há de mais avançado na tecnologia atual para otimizar o chão de fábrica e suas operações gerenciais. O resultado é a otimização de recursos, o ganho de agilidade e assertividade produtiva, a redução de desperdícios e a potencialização de lucros. 

Para isso, toda a organização precisa estar conectada. Ou seja, os robôs de manufatura devem estar conectados entre si e junto aos sistemas de gestão. Os dados que são coletados nas máquinas retroalimentam os softwares, que por sua vez geram melhorias continuamente. 

Com a integração de todos os recursos digitais e fabris, também há total controle sobre as métricas de produtividade. Assim, além de garantir mais qualidade nas entregas aos clientes, também se aprimora a capacidade de liderança e de tomada de decisão sobre o negócio.

Quais suas principais tecnologias?

ferramentas da manufatura inteligente - allcance tecnologia

Para que a otimização promovida pela manufatura inteligente seja possível, ela propõe a implementação de algumas tecnologias específicas na indústria. Ainda que o conjunto de soluções possa variar de acordo com as demandas do negócio, há 3 principais. 

Em primeiro lugar, vem a Internet of Thing (IoT), ou Internet das Coisas. Como o próprio nome sugere, ela permite conectar tudo o que for necessário e possível no chão de fábrica. Assim, o objetivo dessa hiper conexão é elevar a integração dos processos e sua geração de dados. 

Em segundo lugar, vem o Big Data. Ele, por sua vez, engloba todos os recursos que permitem analisar o enorme volume de dados obtido no IoT. Com a ferramenta, é possível filtrar as informações e os padrões mais relevantes para otimizar a produção e a gestão da cadeia. 

Já o terceiro é a robótica avançada. Trata-se do avanço dos robôs que tradicionalmente operam nas fábricas. Eles emitem dados via IoT e recebem os comandos após tratamento dessas informações no Big Data, trabalhando de maneira integrada para otimizar as linhas fabris. 

Qual a relação da manufatura inteligente com a Indústria 4.0?

Basicamente, a Indústria 4.0 define o processo de transformação digital que ocorre no segmento industrial. Ou seja, trata-se da implementação e da hiperconexão de tecnologias como IoT, Big Data, robótica avançada, entre outras, dentro das fábricas. 

A manufatura inteligente diz respeito justamente a essa revolução feita na prática. Em resumo, a Indústria 4.0 seria o contexto de evolução de mercado, enquanto o tema deste artigo se refere à transformação, de fato, dos meios de produção por novos recursos tecnológicos. 

Em ambos, a meta é digitalizar e automatizar todos os processos possíveis e aproveitar todo o volume de dados gerado na cadeia de suprimentos para garantir resultados mais vantajosos, precisos e alinhados às novas exigências competitivas. 

Como resultado de tamanho aprimoramento tecnológico, a manufatura inteligente e a Indústria 4.0 permitem às empresas adaptarem-se em tempo real às mudanças do mercado, otimizar seus recursos e processos, bem como alinhar-se às demandas dos seus clientes.

Agora que você já conhece os principais conceitos sobre manufatura inteligente, que tal começar a transformar os resultados da sua indústria? Clique abaixo, faça download da nossa planilha OEE e monitore a sua produtividade em tempo real. 

BAIXE A PLANILHA